Três centros de educação infantil (CEIs) vão paralisar as atividades a partir das 7h desta sexta-feira (14) devido ao atraso no pagamento dos salários dos professores. As creches impactadas são a Menino Jesus (198 alunos), Guiomar Moreira (72) e Ana Proveller (90). Com a greve, 360 crianças ficarão sem aula.

O salário dos 33 professores das entidades está atrasado desde o mês de fevereiro. Segundo os CEIs, o não pagamento se deve ao atraso na liberação da documentação por parte da Prefeitura Municipal.

Futuro incerto

Sobre o reajuste de toda a categoria, o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (Sinpro) de Londrina informa que as negociações salariais com o Secraso, sindicato das entidades mantenedoras, prosseguem sem um consenso.

Diante desse cenário, o Sinpro não descarta a possibilidade de uma paralisação geral, igual à realizada em abril do ano passado, quando professores de 60 creches saíram às ruas em protesto pelos baixos salários, deixando cerca de 9.500 alunos sem aula.

A direção do Sinpro informa que foi agendada para às 9h30 deste sábado (15) uma assembleia com a categoria para avaliar o andamento das negociações e debater as próximas ações.

A reportagem do Bonde entrou em contato com a secretária de Educação, Janet Thomas, mas ela não atendeu às ligações.

mockup