Curitiba - O centro educacional infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), retomou suas atividades nesta segunda (17), 12 dias após um homem de 25 anos pular o muro da creche e matar quatro crianças. A creche é particular e oferece berçário, pré-escola e contraturno para crianças de até 12 anos de idade.

Logo na entrada, as crianças foram recepcionadas por pessoas fantasiadas de personagens de histórias infantis. Balões coloridos completavam o cenário. O espaço interno também foi modificado. Desde a semana passada, a direção da creche vem promovendo uma reforma, com ajuda de voluntários e doações de materiais de construção. O muro da creche ficou mais alto e ele ainda ganhará uma nova pintura.

"A adesão foi excelente. As crianças chegaram felizes, sorridentes. Estavam com saudades das professoras, dos amigos, do ambiente. Um dia lindo", conta a assessora jurídica da creche, Patrícia Kasburg.

LEIA TAMBÉM

+ Após ataque a creche, Londrina suspende aulas e GM promete reforço na segurança de escolas

Na rua logo em frente à creche, há uma viatura da Polícia Militar - dois agentes fazem a vigilância. De acordo com Kasburg, o suporte da PM será dado nos próximos 15 dias. A partir daí, a creche prevê a contratação de segurança privada.

Na sexta (14), a Prefeitura de Blumenau anunciou novas medidas de segurança nas escolas e centros de educação infantil (CEIs) da rede municipal, como a presença de um segurança em cada uma das 128 instituições. Neste primeiro momento, serão 50 seguranças armados com armas de fogo e cem seguranças sem armas de fogo.

Ainda segundo a prefeitura, equipes técnicas visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades.

"É importante destacar que a Secretaria de Educação já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado", diz a prefeitura.

A prefeitura providencia a compra de câmeras para instalar nas unidades em até 20 dias. No total, serão 220 câmeras.

A ideia é que, através de um software, a Polícia Militar tenha acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs. "Botões de pânico" também serão instalados nas instituições.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.