O hospital Casa de Saúde Dr. João Lima, em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), suspendeu as atividades no pronto atendimento em razão do novo coronavírus. Em nota publicada nas redes sociais, a direção do hospital afirma que as atividades foram suspensas às 19 horas desta sexta-feira (29) e só serão retomadas às 8 horas do dia 8 de junho.

Durante esse período, serão cumpridas "medidas de desinfecção e de segurança aos colaboradores e pacientes". "Destacamos que foram adotadas todas as medidas emergenciais ao enfrentamento da Covid-19, sendo tais medidas devidamente apresentadas à promotoria de saúde local e vigilâncias municipal e estadual de saúde. Contemplamos as mais rígidas medidas de segurança e controle adotadas, não havendo falta de qualquer item de segurança e EPI's [Equipamentos de Segurança Individual] aos colaboradores em geral desta instituição", diz a nota.

Um paciente infectado teria causado a transmissão comunitária entre funcionários e colaboradores que apresentaram sintomas da doença. A reportagem tentou contato com a direção do hospital, mas foi informada que ninguém está autorizado a conceder entrevista. O hospital filantrópico atua como local de retaguarda para o atendimento aos casos de Covid-19 na região.

Nesta semana, o pronto-socorro do Hospital Evangélico de Londrina permaneceu fechado por três dias após a confirmação de que um paciente havia apresentado resultado positivo para Covid-19. O idoso foi atendido em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e precisou ser transferido para o hospital em Londrina. Inicialmente, o exame realizado não teria constatado a presença do novo coronavírus no organismo. O pronto-socorro foi reaberto após desinfecção da área, remanejamento dos pacientes internados e reforço nas medidas de segurança.

Na Santa Casa de Londrina, pelo menos 95 funcionários precisaram ser afastados por suspeita de Covid-19. A situação ocorreu após um paciente infectado ter sido atendido no pronto-socorro do hospital. Ele não apresentava sintomas da doença. O pronto-socorro chegou a ser fechado e reabriu após desinfecção, remanejamento interno dos funcionários e adoção de novas medidas de segurança para reduzir os riscos de contaminação.