Covid-19: Família de Arapongas testa positivo após Dia das Mães

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, família esteve reunida para comemorar o Dia das Mães

Viviani Costa - Grupo Folha
Viviani Costa - Grupo Folha


Oito pessoas da mesma família foram infectadas pelo novo coronavírus em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). O último caso foi confirmado neste domingo (31) pela Vigilância Epidemiológica do município. A família esteve reunida para comemorar o Dia das Mães, em 10 de maio. Ao todo, 15 pessoas são monitoradas pelas equipes de saúde.


Covid-19: Família de Arapongas testa positivo após Dia das Mães
Gilson Abreu/AEN
 


O secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Júnior, afirmou que a primeira pessoa atendida apresentou sintomas logo na semana seguinte ao encontro familiar. “Ele procurou a unidade de pronto atendimento com febre, tosse seca há mais de três dias e falta de ar. Foi encaminhado ao hospital e internado na enfermaria. Ficou uma semana internado, mas não precisou ir para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, detalhou. O idoso de 68 anos já se recuperou da doença.




Além dele, um jovem de 29 anos também precisou ser internado após apresentar sintomas de Covid-19. O rapaz recebeu alta hospitalar e permanece em isolamento domiciliar. Outros dois homens (com 51 e 55 anos) e quatro mulheres (com 18, 48, 50 e 69 anos), infectados pelo novo coronavírus, não precisaram ser internados. Das oito pessoas da mesma família que apresentaram resultado positivo para a doença, cinco já se recuperaram. O município aguarda ainda o resultado do exame realizado em mais um parente que participou do encontro.


“Divulgamos as idades para tirar esse estigma de que só os idosos sofrem por Covid-19. Nem todos os testados apresentaram sintomas. Somente em um dos casos teve também a fase mais crônica da doença. Há casos assintomáticos com alto grau de transmissibilidade da doença. Por isso, as pessoas precisam entender a importância do isolamento. É preciso evitar o contato físico até mesmo com os parentes que não estão na mesma casa. Se precisar ter contato, o ideal é manter distância e usar máscara o tempo todo”, alertou o secretário.


REGISTROS

O oitavo caso confirmado na mesma família é o 67º de Covid-19 em Arapongas. A prefeitura registrou uma morte pela doença até a manhã desta segunda-feira (1°). Duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus permaneciam internadas, ambas em enfermaria.


Em Arapongas, testes rápidos estão sendo realizados em profissionais das áreas da saúde, segurança, assistência social e da Secretaria de Segurança Alimentar, responsável pela distribuição de pães e cestas básicas.




Desde a última sexta-feira, pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome respiratória também realizam o exame RT-PCR. O teste é agendado para evitar aglomerações. O município já realizou 1.276 exames (entre testes rápidos e RT-PCR) desde o início da pandemia.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo