Taubaté, SP, 21 (AE) - O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), disse hoje que a atitude do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), de não responder à interpelação judicial e sim usar o microfone do Senado para falar sobre as acusações de que o tucano teria usado tráfico de influência no Ministério da Justiça são próprias de alguém "esperto como todo malandro". "Bota ruindade nisso", disse Covas, referindo-se à atuação do ex-ministro da Justiça.
O governador de São Paulo lembrou que, ao falar no Senado, Calheiros pode contar com a imunidade. Ele voltou a criticar a atitude do ex-ministro da Justiça de fazer denúncias depois de deixar o cargo. "Como que o ministro sabe que alguém está fazendo corrupção e não faz nada?", questionou. Ao fazer o discurso de inauguração de novos motores da Ford, Covas ironizou
ao destacar que se sentia gratificado porque, até aquele momento, "nenhum ministro incompetente o havia chamado de ladrão".
O governador de São Paulo disse que ainda não foi decidida a forma para contestar a multa do Banespa na Justiça. Ele reiterou que a decisão da Receita Federal de cobrar tributos atrasados do banco não pode ficar com São Paulo. "Se quem estava na direção do banco fez uma bobagem, ele é que tem de pagar a multa."
Covas disse que o valor da multa - R$ 2,8 bilhões - é o mais alto cobrado no Brasil. A multa refere-se a procedimentos adotados entre 1995 e 1998, época em que a administração do Banespa estava sob a responsabilidade do governo federal.

mockup