Depois de receber uma lista do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) de 257 servidores municipais que teriam recebido o auxílio emergencial do governo federal, a Corregedoria-Geral da Prefeitura de Londrina apresentou nesta quarta-feira (17) o resultado de um trabalho de identificação dos agentes públicos que usufruíram do benefício.

Segundo o corregedor-geral, Alexandre Trannin, o órgão encontrou dois grupos de funcionários: os que receberam involuntariamente e aqueles que tinham ciência dos cargos que ocupam e mesmo assim se cadastraram.

Imagem ilustrativa da imagem Corregedoria identifica servidores municipais que receberam o auxílio emergencial
| Foto: Núcleo de Comunicação

Dessa segunda parte, 28 são contratados temporariamente pela prefeitura para enfrentamento da Covid-19, 29 estagiários, 14 aposentados e pensionistas, cinco integrantes de um programa de transferência de renda e apenas um servidor que efetivamente aderiu ao auxílio.

Trannin informou que vai instaurar uma investigação para apurar esse único caso. Ele ressaltou a importância dos notificados devolverem os valores que receberam. "Todos terão que devolver porque acumularam algo que não teriam direito. Vamos apenas analisar se alguns casos, como os beneficiários do programa de transferência de renda, poderiam receber a ajuda financeira", disse.

A Corregedoria recebeu pouco mais de R$ 51 mil de 47 pessoas que procuraram diretamente a entidade para a devolução. O PAD (Processo Administrativo Disciplinar) relacionado ao servidor, conforme Trannin, depende de informações que serão repassadas pelo Ministério da Cidadania, que faz o gerenciamento do programa a nível nacional.