Corpo do cantor João Paulo é exumado para teste de paternidade
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de agosto de 1999
Por Marcos Moita, especial para a AE 
Brotas, SP, 23 (AE) - O cemitério municipal de Brotas, no interior de São Paulo, foi interditado hoje de manhã para a exumação do corpo do cantor sertanejo José Henrique dos Reis, o João Paulo que fez dupla com Daniel, e morreu em um acidente de carro em setembro de 1997. A Polícia Militar mobilizou aproximadamente 50 homens para evitar o acesso ou algum incidente com fãs do artista.
A exumação, para a realização de um teste de paternidade
foi determinada pelo juiz Ettore Geraldo Avólio, de Brotas, que analisa o processo movido por Renata Cristina Mendes do Nascimento. Renata, que mora em Goiânia, diz ter tido um filho com o cantor. O menino, chamado Daniel Henrique e atualmente com um ano e três meses de idade, teria sido concebida poucos dias antes da morte do artista. Renata quer o reconhecimento da parternidade.
Após ser exumado, no final da manhã, o corpo de João Paulo foi levado para a capela situada no interior do cemitério. O local foi preparado para o trabalho da equipe do médico legista Eduardo Daruge, da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Eles colheram amostras de vários ossos. O serviço terminou por volta das 15 horas e o cadáver foi devolvido hoje mesmo ao túmulo. Quarta-feira (25), em Piracicaba, onde fica a Faculdade de Odontologia, os legistas vão colher sangue de Renata e da criança. O exame de DNA deverá ficar pronto dentro de três meses.
Acidente - O acidente com João Paulo ocorreu na madrugada de 12 de setembro de 1997, na Rodovia dos Bandeirantes. Ele voltava de um show realizado em São Caetano do Sul, quando a BMW que dirigia capotou e explodiu. O corpo do cantor ficou carbonizado. O segurança que acompanhava o artista sobreviveu ao acidente. O velório e o enterro de João Paulo pararam Botas.


