O funeral de dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, começou por volta das 8h30 de domingo (27), com cortejo de aproximadamente vinte minutos, que saiu da Acesf, na Av. Juscelino Kubitscheck, percorrendo sete quadras até a Catedral Metropolitana de Londrina.

Cortejo fúnebre conduz o caixão com o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo à Catedral de Londrina
Cortejo fúnebre conduz o caixão com o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo à Catedral de Londrina | Foto: Douglas Kuspiosz

Dom Geraldo faleceu no sábado (26), em Londrina, aos 89 anos. Ele foi presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ex-arcebispo de Londrina e fundou, junto com a médica Zilda Arns, a Pastoral da Criança.

O caixão foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Na Catedral, foi recebido por autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Belinati e o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz.

Catedral de Londrina, onde está sendo realizado o velório de dom Geraldo
Catedral de Londrina, onde está sendo realizado o velório de dom Geraldo | Foto: Douglas Kuspiosz

Às 10 horas foi celebrada a primeira das 12 missas que serão realizadas a cada duas horas na Catedral, inclusive durante a madrugada.

Na segunda-feira (28), às 10 horas, acontecerá a Missa de Exéquias e às 12 horas o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo será sepultado na cripta da Catedral, onde foram enterrados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Cavalin.