Teresina, 07 (AE) - O coronel Viriato Correia Lima, apontado pela Polícia Federal (PF) como chefe do crime organizado no Piauí, está preso. Nos próximos 30 dias, ele ficará no Quartel do Comando da Polícia Militar em Teresina. Dois soldados e um sargento ligados ao coronel estão presos no mesmo local. Ele apresentou-se às 19 horas ao comandante da PM, coronel Valdílio Falcão, que lhe comunicou a ordem de prisão administrativa, determinada pelo governador Francisco de Moraes Souza (PMDB), o Mão Santa.
Lima chegou a Teresina por volta das 18h30, praticamente no mesmo momento em que o procurador-geral da República, Beraldo Brindeiro, anunciava que vai enviar mais três procuradores ao Piauí para dar suporte ao trabalho de investigação sobre o crime organizado no Estado.
A chegada de Lima ao Aeroporto de Teresina foi bastante tumultuada. Ele empurrou e xingou jornalistas.
Oficiais e soldados da Polícia Militar que foram recebê-lo, bateram-lhe continência. Ele deixou o aeroporto rapidamente, perseguido pelos jornalistas, e entrou num carro, que saiu em disparada.
Nos próximos 30 dias em que permanecer preso, Lima e os cinco policiais do grupo dele serão investigados. Hoje, o Comando da PM determinou a instauração de um Inquérito Policial-Militar (IPM). o IPM vai determinar a extensão do envolvimento dos policiais em crimes de lavagem de dinheiro público, falsificação de notas fiscais, extorsão, assassinatos sob encomenda e outros 12 tipos de delitos relacionados pela Procuradoria da República no Piauí.

mockup