O prefeito de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) , Amin Hannouche, decretou estado de calamidade pública no município por causa dos estragos causados pelas chuvas intensas de quinta-feira (24) e sexta-feira (25).

O município contabiliza a destruição de três pontes (uma na zona urbana e duas em áreas rurais). “Tivemos estragos em escolas e creches municipais, que sofreram inundações. Houve destruição de pavimentação asfáltica e de recapes recém-concluídos. Em uma obra do Céu das Artes (em construção no Lago São Francisco destinada a exposições culturais), o teto de gesso caiu. Isso sem contar a lama que invadiu a Unidade Básica de Saúde na Vila São Pedro”, detalhou o prefeito, afirmando que o valor ainda não foi contabilizado. "Já comunicamos oficialmente a Defesa Civil do Estado sobre o decreto de calamidade pública.”

Imagem ilustrativa da imagem Cornélio decreta estado de calamidade pública  por causa da chuva
| Foto: Alexandre Simão/Defesa Civil de Cornélio Procópio

VACINAÇÃO CANCELADA

A vacinação contra Covid de sexta-feira (25) foi cancelada para que equipes da prefeitura ajudassem na avaliação das perdas e para o ajuste necessário para contornar os danos de todas as localidades atingidas. “Pedimos a compreensão de todos e retornaremos na segunda-feira (28) para ajustarmos e regularizarmos os aprazamentos das vacinas”, diz um comunicado publicado na rede social do município.

Imagem ilustrativa da imagem Cornélio decreta estado de calamidade pública  por causa da chuva
| Foto: Alexandre Simão/Defesa Civil de Cornélio Procópio

O soldado Laudelino José Soares Júnior, soldado combatente do 3º Grupamento de Bombeiros de Cornélio Procópio, informou que a chuva que atingiu o município no início da noite de quinta-feira ocorreu em um volume grande em curto espaço de tempo. “Tivemos bastante casas alagadas e desmoronamentos de muros e de algumas encostas. Algumas pessoas precisaram sair das residências. Além de nossa equipe, uma equipe da prefeitura atuou na remoção de árvores, em especial em uma que caiu na rodovia PR-560. Na noite de quinta-feira a nossa equipe foi composta por oito bombeiros, que atuou das 19 horas até meia-noite, mas, na prática, o serviço teve continuidade até sexta-feira de manhã”, relatou.

Imagem ilustrativa da imagem Cornélio decreta estado de calamidade pública  por causa da chuva
| Foto: Alexandre Simão/Defesa Civil de Cornélio Procópio

O integrante dos bombeiros informou que não houve registro de pessoas feridas. “Tivemos danos materiais. Em algumas residências os moradores foram orientados a sair e a buscar abrigo na casa de algum familiar.” Doze famílias foram desalojadas de suas casas e todos tinham familiar próximo e conseguiram se abrigar. “Nenhum deles ficou desabrigado”, ressaltou.

38 CASAS ATINGIDAS

Conforme o secretário de Agricultura e coordenador de Defesa Civil de Cornélio Procópio, Alexandre Simão, os pontos críticos principais são as áreas mais baixas da cidade. “Cornélio é uma cidade com vários morros, então elas foram as mais afetadas. Aqui choveu cerca de 120 milímetros em 40 minutos, então foi muita água. Os bairros mais atingidos foram Florêncio Arrebolo, Jardim Veneza, Vitória Régia 1 e 2, Jardim Bergamasco, Jardim Seminário, Vila São Pedro, Vila Nova, Jardim Figueira, Lago São Luiz, Ipiranga (Três Bicas) e Jardim Esperança.”

Simão afirmou que o levantamento não acabou. “Até o momento 38 casas foram identificadas com danos de média ou grande monta. Os principais danos foram desabamento de muros e paredes. Graças a Deus não houve feridos ou mortes. Teve gente que perdeu tudo o que tinha em casa, desde roupas, móveis e também alimentos", informou.

O secretário disse que há pelo menos oito imóveis condenados nos jardins Veneza, Vitória Régia, Progresso e Seminário. Os dados consolidados serão divulgados após a vistoria completa pela Defesa Civil.

A secretaria municipal de Assistência Social iniciou uma campanha de arrecadação para as famílias mais necessitadas. As doações devem ser entregues no prédio da prefeitura ou na Assistência Social, na rua Goiás, 282. Segundo o prefeito, a Diocese disponibilizou a Casa João Paulo 2º para receber donativos.

SERVIÇO - Mais informações sobre como doar e também buscar ajuda pelo fone (43) 3520-8000 - Prefeitura Municipal

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1