Belo Horizonte - A córnea que seria transplantada anteontem pela manhã na Clínica de Olhos da Santa Casa da capital mineira em Jonathan Diniz Viana, de 15 anos, foi encontrada oito horas depois em uma lixeira de um depósito de material de limpeza do hospital. O recipiente que envolvia a membrana estava quebrado, a córnea danificada e imprópria para a cirurgia. Jonathan sofre de problemas neurológicos, é deficiente físico e ficou cego há três anos.
O pai de Jonathan, Vladimir Alves Viana, 37 anos, ficou revoltado com o ocorrido e disse hoje que vai acionar judicialmente o hospital por danos morais. Quando foi constatado o sumiço, a Polícia Militar foi acionada e foi registrada uma ocorrência. O garoto era o primeiro da lista de espera do MG Transplantes e chegou a ser preparado para entrar na sala de cirurgia. A córnea foi doada por uma criança de sete anos.
De acordo com o assessor de imprensa da Santa Casa, Manoel Higyno dos Santos, foi aberta uma sindicância interna para apurar o sumiço do órgão. As suspeitas são de que houve falha humana de algum funcionário no traslado da córnea.
A expectativa de Santos, no entanto, é que até amanhã o rapaz possa ser operado. ''Se eles estão tentando isso, eles não comunicaram nada, nem para mim, nem para a mãe do meu filho'', disse Vladimir.
Segundo Higyno dos Santos, em mais de 30 anos de funcionamento da Clínica de Olhos do hospital, esse é o primeiro caso de sumiço de um órgão.

mockup