As cores estão por toda parte, basta enxergar. E, assim como elas são importantes na decoração, na arquitetura, na alimentação, na propaganda e em uma infinidade de setores, que inclui até sinalizar nosso estado de espírito, são 'matéria-prima' para uma terapia milenar: a cromoterapia.
Segundo a psicopedagoga Denilde Moraes Lourenço, especialista em florais e cromoterapia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a cromoterapia é ''uma das terapias mais conhecidas, mais antigas, e mais simples, em todo o mundo''. De 21 a 23 de maio, ela ministra um curso básico sobre o tema em Londrina, destinado a profissionais de saúde e interessados na técnica.
Denise explica que todas as cores podem ser usadas para nosso benefício físico, mental, emocional e espiritual. E são várias as formas que isso pode ser feito. Uma delas é a chamada solarização da água, que nada mais é que passar a energia da cor para o líquido. Ela ensina: ''é só colocar nas primeiras horas da manhã, sob o sol, uma vasilha transparente cheia de água coberta com um pano ou um papel celofane da cor que deseja. Depois é só tomar a água ao longo do dia''.
O verde ajuda a trazer harmonia, é a cor para quem busca mais saúde e equilibrar a imunidade, tanto é que é a mais utilizada em hospitais e clínicas. O amarelo, cor do 'movimento', é usada para se recarregar de energia. O laranja é a cor da alegria, da 'dança da vida', do aconchego, indicada para aqueles que estão deprimidos ou que precisam de mais energia, criatividade, sensualidade e de se abrir para a entrega.
O vermelho é a energia mais física, indicada para anêmicos, e pessoas que sofrem de depressão profunda. O violeta, a cor da transmutação e da ligação com o divino, é usada para que as energias sejam mudadas, para mudar nosso teor vibratório. ''Tudo é energia, e ela é mudada e refeita de acordo com nossa busca'', afirma Denilde.
Para problemas físicos, ela costuma utilizar o amarelo para quem sofre com intestino preso, cor que ajuda a soltar e equilibrar. O amarelo também é indicado para quem sofre com problemas renais. ''A cor funciona como um raio forte de sol, que esquenta e 'derrete' as pedras no rins'', informa. Para enxaqueca, são indicados os tons de azul e violeta.
Outra forma de usar as cores a nosso favor, aponta a terapeuta, é com lâmpadas coloridas, cuja cor é 'aplicada' nos chacras correspondentes. Cristais ou gemas coloridas também podem ser usados. ''Os chacras nada mais são que portais de energia e cada um deles recebe uma cor com mais eficiência'', explica.
Trabalhar o campo vibracional, explica Denilde, é como tirar um nevoeiro da frente dos olhos e passar a ver com clareza as alternativas para os problemas e para a própria vida. ''A aura emana o que somos, vivemos, pensamos e suas cores variam de acordo com isso. Às vezes, é preciso interferência externa para nos recompor, e com isso mudar automaticamente o tipo de pensamento'', afirma.
Serviço: Curso intensivo básico de cromoterapia - (43) 3341-4949, 3326-6033 ou [email protected].


"A aura emana
o que somos, vivemos, pensamos. Às vezes
é preciso interferência
externa para nos
recompor,
e com isso mudar automaticamente
o tipo de
pensamento
Denilde Moraes Lourenço,
psicopedagoga
"

mockup