Brasília, 22 (AE) - Com uma pauta vaga e "aberta", o convite aos governadores para a reunião em Brasília na próxima sexta-feira foi formalizado hoje pelo Palácio do Planalto e já desagradou aos governadores da oposição. O presidente Fernando Henrique Cardoso incumbiu o cerimonial da Presidência da República de fazer os convites por fax e pediu confirmação de presença, mas a falta de uma pauta definida envolvendo os tópicos de interesse da oposição, como a rediscussão da dívida, pode ampliar o número de cadeiras vagas na reunião.
Além do governador mineiro Itamar Franco (PMDB), que já afirmou que não participará da reunião, o governador gaúcho Olívio Dutra ameaça não comparecer ao encontro. "Vou à reunião no momento em que for discutida a dívida e o fim da retaliação aos Estados", avisou ele de manhã, depois de receber o convite do presidente. "Os pontos de interesse dos governadores não estão claros no convite e, pela pauta enviada, ele não irá", reforçou mais tarde um assessor do governador petista.
No fax enviado aos governadores, o chefe do cerimonial da Presidência da República, Valter Pecly Moreira, que assina o convite, informa que a pauta prevista para a reunião é a seguinte: I) abertura pelo presidente da República; II) identificação dos pontos de cooperação entre a União e os Estados diante das restrições econômicas e fiscais da atual conjuntura, com vistas a fortalecer a federação e a antecipar a retomada do desenvolvimento nacional. O convite informa ainda que o presidente vai oferecer um almoço aos governadores e que não está prevista a presença de assessores na reunião.
Sem um consenso com o governo federal e com os aliados do Planalto, os governadores da oposição vão insistir numa agenda própria a ser apresentada ao presidente. A idéia dos governadores que já confirmaram presença - Ronaldo Lessa (Alagoas), Anthony Garotinho (Rio de Janeiro), Jorge Viana (Acre), João Capiberibe (Amapá) e Zeca do PT (Mato Grosso do Sul), é afinar o discurso numa pauta comum a ser traçada numa reunião informal prevista para acontecer na véspera do encontro com Fernando Henrique.
"É fundamental que esses pontos sejam formalizados antecipadamente", vem insistindo o governador alagoano, que continua propondo aos colegas o diálogo "para desobstruir os canais". Por isso mesmo, o grupo da oposição acredita que Olívio Dutra acabará comparecendo à reunião. E para isso conta com o trabalho da direção nacional do PT, que está articulando a presença de seus governadores no encontro com Fernando Henrique.
O governo do Rio Grande do Sul, ao lado do de Minas Gerais, tem exigido que o governo federal reverta a situação crítica que impôs a esses dois Estados, ao comunicar a organismos financeiros internacionais que eles estão inadimplentes com a União. O Rio Grande do Sul alega que está em dia com o pagamento da dívida, que vem sendo feito em juízo desde janeiro. No último dia 11, o governo gaúcho depositou R$ 12 milhões em favor da União e incluiu imóveis do Estado como garantia ao contrato. O valor total da parcela mensal a ser paga era de R$ 47,6 milhões.

mockup