Controle dos batimentos reduz enfartes, diz estudo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Agência Estado 
Rio- O controle da frequência cardíaca em no máximo 70 batimentos por segundo reduz em um terço o número de enfartes. A conclusão é do estudo Beautiful que acompanhou 11 mil pacientes com doenças coronarianas.
O estudo foi iniciado em dezembro de 2004 e foi financiado pelo laboratório francês Servier, que desenvolveu um novo medicamento para modular a frequência cardíaca: a ivabradina. Essa droga, já aprovada pelos órgãos reguladores de alguns países europeus e da Argentina age especificamente sobre o ritmo do coração. Os betabloqueadores causam esse efeito, mas também provocam contração da musculatura ventricular e abaixam a pressão.
Os 11 mil pacientes foram recrutados em 781 centros, em 33 países, em quatro continentes. Todos tinham alguma doença coronariana. Eles foram divididos em dois grupos, um que tomou todos os medicamentos adequados e mais a ivabradina, e placebo.
''O que esse remédio tem de inovador é que ele diminui a frequência cardíaca sem diminuir a pressão arterial ou causar falta de ar'', disse o pesquisador do Instituto Nacional de Cardiologia, César Cardoso Oliveira.


