Continua impasse nas obras da hidrelétrica de Santo Antônio
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de março de 2011
Das Agências 
As empresas que constroem a usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), tentaram sem sucesso retomar as obras paralisadas desde o final da última semana. Na manhã de hoje (22), 150 ônibus com trabalhadores chegaram a entrar no canteiro de obras, mas, logo que desceram dos veículos, os operários anunciaram que não iriam trabalhar. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui o aumento de 15% na folha de pagamento; troca de Plano de Saúde; aumento da hora extra e dez dias de folga com a família, de três em três meses.
Está prevista uma reunião na tarde de hoje, com a participação de sindicalistas, trabalhadores e representantes das empresas, para discutir a retomada das obras.
As obras da usina de Santo Antônio foram paralisadas na última sexta-feira (18). O consórcio responsável pela construção tomou essa decisão por precaução, por conta dos conflitos que ocorreram na hidrelétrica de Jirau.
Força Nacional
Os cerca de 600 homens da Força Nacional de Segurança enviados há cinco dias para Rondônia serão mantidos na região por tempo indeterminado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que os agentes ficarão no local para apoiar as ações do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB). O contingente foi enviado à área para conter os protestos dos trabalhadores no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau.
Segundo o ministro, a Polícia Federal investiga as motivações para os protestos promovidos pelos trabalhadores de Jirau. Os protestos dos trabalhadores na Usina Hidrelétrica de Jirau tiveram início na última terça-feira (15), após uma briga entre um motorista de ônibus e um dos operários. Veículos e alojamentos foram incendiados e instalações do canteiro de obras foram depredadas. Os funcionários reclamam das condições de trabalho oferecidas na obra.


