Consumo de produtos transformados de alumínio cresceu 8,9% em 98
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de abril de 1999
por Márcio Anaya 
São Paulo, 16 (AE) - O consumo doméstico de produtos transformados de alumínio atingiu 704,1 mil toneladas em 98, apresentando um aumento de 8,9% em relação a 97, quando o resultado foi de 646,7 mil toneladas. Os dados são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Segundo a entidade, o destaque ficou por conta do setor de Fios e Cabos, com crescimento de 64 8% no período, o maior da história. O fornecimento passou de 54 8 mil toneladas, em 97, para 90,3 mil no ano passado. Até então, o maior volume havia sido registrado em 1986 - 74,3 mil toneladas. O segmento de Folhas apresentou evolução de 16,7%, com volume de 53,7 mil toneladas, ante 46 mil registradas em 97. Na área de Fundição e Laminação Impactados, houve quedas de 9,6% e 6,2%, respectivamente.
A previsão da Abal para 99 aponta um recuo no consumo de aproximadamente 2% em relação a 98. O total deve atingir 690,7 mil toneladas. A associação destaca a queda prevista no setor de Fios e Cabos (13,5%), que já sente a retração dos investimentos no setor elétrico. No segmento Laminação Artefatos, a diminuição no consumo está estimada em 16,6%.
Produção - A Abal informa que a produção nacional de alumínio primário aumentou 1,6% em 98. O volume atingiu 1,208 milhão de toneladas, frente a 1,189 milhão em 97. Para este ano, a entidade prevê uma produção de 1,232 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 2% em relação a 98. Segundo a Abal, o resultado será por conta da melhoria técnica dos fornos, uma vez que não há perspectiva de expansão da capacidade instaladas das empresas.
Exportações - Segundo dados da entidade, as exportações de alumínio totalizaram 777,8 mi toneladas no ano passado, apontando uma queda de 3,3% em relação a 97. As importações do produto cresceram 17,9% no período, atingindo 160,9 mil toneladas em 98. A entidade estima que o volume de exportações deve crescer 2,4% este ano, dependendo do desempenho do mercado. O resultado seria de 796,5 mil toneladas. Para as compras externas, a projeção da Abal é de que haja um redução de 22,7% em 99, para 124,3 mil toneladas. A associação espera uma queda em todos os setores, por conta da desvalorização, devendo ser mais acentuada nos segmentos de Laminação Pura e Folhas.


