Consumo abusivo mata 2,5 mi por ano
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Paula Laboissière <br> Agência Brasil 
Brasília - A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ontem um alerta sobre o consumo abusivo de álcool. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas do problema que, de acordo com o órgão, tem se tornado cada vez mais frequente em jovens e em países em desenvolvimento.
Dados da OMS revelam que cerca de 4% de todas as mortes registradas estão relacionadas ao álcool - a maioria delas provocada por câncer, doenças cardiovasculares e cirrose. Entre os homens, o percentual é ainda maior, 6,2%, enquanto as mulheres registram 1,1%.
Em todo o mundo, 320 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos morrem anualmente em decorrência do consumo abusivo de álcool. O número equivale a 9% do total de óbitos registrados na faixa etária.
Desde que o problema começou a ser reportado, em 1999, 34 países passaram a adotar políticas para reduzir o consumo abusivo de álcool, como restrições no ramo publicitário.


