Consulado do Japão comemora os 80 anos do Imperador Akihito
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Adriana De Cunto<br>Reportagem Local 
Curitiba - Os japoneses comemoram este ano o aniversário de 80 anos do Imperador Akihito e a data foi festejada em Curitiba com uma celebração na residência oficial do Cônsul Geral do Japão, Yoshio Uchiyama. A cerimônia contou com autoridades políticas, econômicas e culturais do Paraná e Santa Catarina. O Imperador Akihito nasceu em 23 de dezembro de 1933 e foi coroado no dia 7 de janeiro de 1989, inaugurando a era Heisei. Ele é casado com a Imperatriz Michiko.
Após os discursos em homenagem ao imperador, houve apresentação musical de Taikô, realizada por seis membros do grupo Wakaba Taikô, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. O grupo já foi premiado em 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Taikô, em 2011 (categoria júnior), e em 2012, ganhou o Prêmio Destaque no Campeonato de Taikô Júnior, no Japão. Além de um jantar com pratos típicos, a festa também teve um concurso de degustação de sakê, com 12 marcas da bebida, sendo que algumas ganharam prêmios nacionais e internacionais.
É a primeira vez que jornalistas brasileiros participaram da festa de aniversário do imperador promovida pelo Consulado Geral do Japão no Paraná. O evento aconteceu na semana passada. Normalmente, a cerimônia era registrada apenas por jornalistas japoneses. O Cônsul Geral ressaltou que o objetivo é compartilhar e divulgar a cultura daquele país. Ele lembrou que o imperador simboliza a união do povo japonês.


