Nações Unidas, 18 (AE-REUTERS) - Uma dividida comissão de sanções do Conselho de Segurança da ONU foi incapaz de tomar uma decisão nesta quinta-feira (18) sobre os vôos procedentes do Iraque transportando peregrinos a Meca, na Arábia Saudita, sem sua permissão. "Não há consenso entre os membros em relação a este assunto", disse o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Fred Eckhard.
Ontem, a Arábia Saudita segurou em seu solo um avião iraquiano que levou peregrinos a Meca e perguntou às Nações Unidas o que deveria fazer. Mas enquanto o comitê de sanções deliberava hoje, a aeronave recebeu permissão para retornar ao Iraque com seus 19 tripulantes.
Todo o Conselho de Segurança reuniu-se para discutir o incidente após receber instruções do conselheiro legal da ONU, Hans Corell, sobre se os vôos do Iraque para Meca violavam as sanções, impostas em 1990 após Bagdá ordenar a invasão do Kuwait.
Os membros divergiam sobre se a resolução do Conselho de Segurança adotada em setembro de 1990 somava-se atualmente a um embargo aéreo. No entanto, eles concordaram com Corell sobre o fato de as resoluções da ONU exigirem notificação dos vôos e bloquearem qualquer transação comercial, mas não tomaram nenhuma atitude, disseram diplomatas.
Os vôos foram aparentemente a maneira iraquiana de se aproveitar de questões religiosas sensíveis para demonstrar o desafio do governo do Iraque às zonas de exclusão aérea impostas pelo Ocidente.
A missão da ONU na Arábia Saudita enviou uma carta ao comitê de sanções pedindo instruções e avisando que permitiria o retorno do avião se não obtivesse resposta. A Arábia Saudita permitira anteriormente o retorno de um avião que transportava peregrinos.
Nesta quinta-feira, um avião da Libyan Airlines pilotado por uma mulher partiu do aeroporto de Trípoli com 125 peregrinos rumo a Meca, desafiando o embargo aéreo imposto à Líbia pelas Nações Unidas pelo caso Lockerbie, em 1988. A decolagem foi transmitida ao vivo pela rádio e televisão locais, que destacaram que a piloto Aicha Abdussalam Qammu "participa desta ação de desafio" à ONU.

mockup