Conselho arquiva representações contra reitor da UEL
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Fernando Rocha Faro<br>Reportagem Local 
Londrina- Seis representações por supostas irregularidades cometidas pelo reitor Wilmar Marçal, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram arquivadas ontem pelo Conselho Universitário (CU) da instituição. A decisão foi aprovada por unanimidade e não cabe recurso. Trinta e sete membros participaram da reunião. As denúncias foram encaminhadas em maio por entidades representativas de professores, funcionários e alunos.
Marçal afirmou que pretende estudar medidas para responsabilizar os autores das denúncias. Para ele, o arquivamento serve para tirar a UEL de um estado de paralisia que durava quatro meses. ''O que queremos agora é a volta da paz e da tranquilidade. A universidade tem obras que precisam ser aceleradas, projetos pedagógicos que precisam ser tocados'', declarou.
As representações são referentes à nomeação do presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL, do procurador jurídico e da diretoria de projetos, obras e manutenção, aumento de salários dos cargos comissionados, pagamento de gratificação do Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide), promessa de emprego público e omissão em dever de ofício de defesa da universidade em processo judicial.
Para o reitor, as denúncias tiveram motivação política. As causas seriam a retomada de prédio usado como sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Área Central e a proibição de empréstimos consignados para funcionários com administração do Sindicato do Servidor Público Técnico Administrativo da UEL (Assuel).


