CONSCIENTIZAÇÃO - Combinação entre bebida e direção é alvo de campanha
No Paraná, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), quase 50% dos atendimentos de acidentes de trânsito nos prontos-socorros envolvem pessoas com sinais de embriaguez. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido em todo o Estado. O número é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (5.660), entretanto, ainda preocupa.
Levando em conta estes números, o Detran-PR lançou uma campanha inédita de conscientização nas cidades com maior número de acidentes causados por motoristas embrigados. As ações vão acontecer até o mês de outubro nos principais bares e baladas das maiores cidades do Estado.
O objetivo, conforme o órgão de fiscalização, é estimular o uso de táxis e a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool.
Os bares recebem um material especial com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em toalhas de bandeja, bolachas de chope, cartazes e guardanapos. As atividades acontecerão de quarta-feira a domingo, das 19h às 24h, nos pontos de maior concentração de jovens em cada cidade.
● Funções mentais comprometidas, prejudicando a percepção da distância e da velocidade; diminuição do grau de vigilância e reflexos retardados
● O indivíduo é considerado alcoolizado se estiver com taxa a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue; em média, a pessoa não pode ultrapassar a ingestão de duas latas de cerveja ou duas doses de bebidas destiladas
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





