Congresso de Odontologia em SP promete novidades para área; gel para tratamentos de cárie é uma delas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de janeiro de 2000
Por Cristina Charão, especial para a AE 
São Paulo, 24 (AE) - Um gel à base de aminoácidos e hipoclorito de sódio promete reduzir a necessidade do uso da broca e da anestesia nos tratamentos da cárie. O Carisolv, desenvolvido pela empresa sueca Medi Team, é um dos produtos a serem lançados no Brasil durante o 23.º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que começa amanhã (25) no Parque de Exposições do Anhembi.
O novo produto age sobre a dentina (camada interna do dente) descalcificada pela ação da cárie, amolecendo-a. Com um simples instrumento raspador, o dentista pode, então, retirar apenas a área cariada, sem desgastar partes sadias do dente. Nesses casos, a broca só seria usada para nivelar o esmalte do dente (camada mais externa). Isso reduz a possibilidade de exposição da polpa dentária, onde estão as terminações nervosas, e, por consequência, o uso de anestesia.
"O gel é um coadjuvante no tratamento da cárie para ser usado massivamente", diz o dentista Carlos Dotto, responsável pelo produto no País. Segundo ele, o gel vai facilitar o atendimento de pacientes em locais de difícil acesso e pessoas com dificuldade de locomoção.
Congresso - A organização do congresso espera receber mais de 40 mil participantes, entre profissionais e acadêmicos de odontologia de todo o Brasil e 23 outros países. Na pauta do evento está a discussão de projetos de saúde total. Para o presidente do congresso, Riad Gorab, os dentistas estão dando um passo à frente na área de tratamento integral. Médicos, psicólogos e outros profissionais farão palestras sobre ocorrências comuns a diferentes campos, como o estresse, infecções cruzadas e cardiopatias.


