Congelar óvulos para ter filhos mais tarde
Uma alternativa moderna para quem já tem mais de 30 anos, não tem parceiro e quer ter filhos um dia é o congelamento de óvulos. Guardado, um óvulo novo poderá ser usado mais tarde, quando a mulher escolher. Um óvulo com 30 anos de idade, ou menos, poderá ser usado quando a mulher já tiver mais de 50 anos, quando já tiver até passado pela menopausa.
Segundo o especialista Roger Abdelmassih, nos últimos dois anos a tecnologia do congelamento foi aprimorada. Até dois anos atrás, a técnica não dava bons resultados, porque quando descongelado, o óvulo apresentava vários cristais no citoplasta e se quebrava todo. De 100 congelados, sobravam apenas dez, e desses dez quase nenhum bom para fertilizar, explica.
Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia 85% dos óvulos congelados são fertilizáveis, mas ainda é preciso melhorar o índice de gravidez através de um embrião formado com esse tipo de óvulo.
Outra possibilidade que a tecnologia permite hoje é, através de uma biópsia no embrião, diagnosticar doenças genéticas e casos, por exemplo, de síndrome de Down e a partir disso descartar o embrião que não é bom. A partir da biópsica é possível também escolher o sexo do bebê, mas a prática, proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ainda é considerada polêmica.
A maior novidade promete mesmo ser a criação artificial de óvulos e espermatozóides a partir de células-tronco provenientes da polpa de dentes de leite. Não há previsão de quando isso possa acontecer, mas pesquisas apontam que mulheres que não têm ovário, óvulos ou entraram precocemente na menopausa poderão realizar o sonho da maternidade. Hoje, para engravidar, essas mulheres dependem da doação de óvulos.
Abdelmassih explica que as pesquisas ocorrem no centro que leva seu nome, em São Paulo, em parceria com a Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos. O estudo vem sendo desenvolvido com ratos, e já alcançou resultados considerados promissores - 50% das 80 tentativas de criação de óvulos foram bem sucedidas. (C.P.)





