Rio - Entre a noite de quarta-feira e a tarde de ontem, a ofensiva da polícia contra os traficantes de drogas matou mais oito criminosos em tiroteios em diferentes pontos da capital. Os confrontos deixaram também um PM morto e dez pessoas feridas, entre elas uma criança de 3 anos, que levou um tiro na cabeça e está internada em estado grave.
O conflito mais violento foi no início da tarde de ontem, no Morro da Pedreira, em Costa Barros, zona norte, quando sete traficantes morreram durante troca de tiros com policiais civis. Cerca de 50 PMs e agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) haviam ido até lá depois de receber denúncia dando conta da existência de um paiol mantido pela quadrilha que domina a área - a mesma onde, há uma semana, cinco traficantes foram mortos em outra operação da Polícia Civil.
Os traficantes estavam dentro na casa onde funcionava o depósito. Eles trocaram tiros até com os policiais que estavam no helicóptero da polícia, que possibilitou a localização do bando. Nenhuma identidade foi divulgada.
No paiol, foram apreendidos três fuzis calibre 762, duas pistolas, um revólver, dois rádiotransmissores e uma granada elétrica (de alto poder de destruição, preparada pelos próprios bandidos para explodir em até cinco segundos), além de 3,5 mil papelotes de cocaína.
Ainda ontem, por volta das 5 horas, houve tiroteio na Linha Vermelha entre policiais militares que patrulhavam a via e traficantes da Favela Nova Holanda, uma das comunidades do Complexo da Maré, na zona norte. Dois PMs ficaram feridos, mas passam bem - Ronaldo Nascimento Leite fraturou a perna direita e Adílson de Andrade Peçanha levou um tiro no pé esquerdo.
Na noite de quarta-feira, traficantes de outra favela da Maré, a Baixa do Sapateiro, se confrontaram com PMs. O soldado Cláudio Ferreira do Prado, de 29 anos, foi atingido na cabeça e morreu. Aline Mizael, de três anos, e mais sete moradores da favela ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral de Bonsucesso. Um tiro atingiu a cabeça da menina, que está em estado grave.
Aline foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um coágulo na cabeça e respira por meio de aparelhos. Ela estava no colo da irmã, Rosane Mizael, de onze anos, que ficou ferida por estilhaços da bala, mas não corre risco. Outros dois menores também foram atingidos pelas balas perdidas.
Na estrada Grajaú-Jacarepaguá, na zona norte, também durante a madrugada, ocorreu outro conflito. Um grupo de cerca de 20 traficantes do Morro da Cotia trocou tiros com a PM. Eles estariam transportando armas para uma favela vizinha pelo meio da via. Um criminoso, não identificado, morreu.

mockup