Confirmados dois casos de Chagas no PR
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de março de 2005
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Os dois primeiros casos de contaminação pelo parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, em moradores do Paraná, foram confirmados, na tarde de ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde. Tratam-se de uma mulher e uma criança, que teriam tomado caldo de cana em Santa Catarina. Segundo informações preliminares, a criança estaria internada no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e a mulher no Hospital Nossa Senhora das Graças e passam bem. As amostras de sangue foram examinadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Do último dia 23 até agora, mais de 600 análises já foram realizadas.
Outros dois casos um confirmado e um sob suspeita ainda estão sendo avaliados pelo Lacen. Essas pessoas, no entanto, já teriam se contaminado há mais tempo, pois já teriam manifestado a forma crônica da doença.
A Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que, para detectar os casos da doença de Chagas, o Lacen realiza três testes. O primeiro é o parasitológico, que analisa o sangue retirado da ''polpa'' do dedo (gota espessa). Os outros dois são testes sorológicos (imunofluorescência e Elisa). No teste de imunofluorescência são realizados mais dois testes de anticorpos. O IgG para identificar a fase crônica e o IgM para identificar a fase aguda.
Ainda de acordo com a secretaria, mais de 3 mil exames chegaram ao laboratório e devem ser realizados dentro de uma semana. Em Curitiba e várias outras cidades do Interior, as unidades de saúde básica estão fazendo a coleta de sangue das pessoas que estiveram no litoral catarinense e tomaram caldo de cana. Todas as amostras estão sendo encaminhadas ao Lacen.
Em Londrina, 512 pessoas que estiveram em Santa Catarina e tomaram caldo de cana fizeram o teste para detectar doença de Chagas de segunda-feira até ontem, quando terminou a coleta de exames. A gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, informou que existe a possibilidade de realizar mais um dia de coleta na semana que vem.
''Montamos a operação por causa da greve dos servidores municipais, imaginando que as unidades voltariam ao trabalho na última segunda-feira. Como a greve não acabou, vamos avaliar se há demanda para coletar exames em mais um dia'', explicou. Os resultados dos testes ficam prontos até a próxima quarta-feira.
O Ministério da Saúde confirmou, ontem, que só precisa fazer o exame quem esteve no litoral de Santa Catarina, entre os dias 8 e 26 de fevereiro, passou pela BR-101 nas cidades de Joinville, Itajaí, Itapema e Navegantes e bebeu caldo de cana.
A Secretaria de Estado da Saúde enviou material para as regionais, com orientações de como proceder a coleta e envio do soro para o diagnóstico laboratorial. A população também está sendo orientada sobre como coletar e enviar para exames insetos que sejam parecidos com o bicho barbeiro (hospedeiro do Trypanosoma cruzi). As regionais estão sendo abastecidas de medicamentos para atender os pacientes que apresentarem sintomas do Mal de Chagas.(Colaborou Carolina Avansini)


