Confirmada primeira morte por dengue no PR em 2013
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Rubens Chueire Jr.<br>Reportagem Local 
Curitiba - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou ontem a primeira morte por dengue no Paraná em 2013. Exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) constataram que o paciente Ewton Einar Bazanini, de 75 anos, morreu em decorrência da doença. Ele era morador de Peabiru (Centro-Oeste), município com o maior número de casos confirmados (186).
Conforme a Sesa, o paciente era hipertenso e tinha sido submetido a um tratamento de câncer há dois anos. Ele teria apresentado febre alta na última quinta-feira, e no dia seguinte também teve náuseas e diarreia. No sábado, informou a secretaria, se queixou de calafrios e apresentou palidez. Mesmo assim, reforça o órgão, o homem se recusou a procurar atendimento médico.
Três dias após o início dos sintomas seu quadro clínico se agravou e ele foi encaminhado para a Unidade de Saúde 24 horas de Peabiru. Ainda segundo a Sesa, o homem foi medicado e recebeu alta. Entretanto, uma hora e meia depois, retornou à unidade com quadro de hemorragia e precisou ser transferido para a UTI de um hospital de Campo Mourão. O paciente morreu na segunda-feira.
''Todos devem estar atentos aos sintomas. Os casos suspeitos devem ser tratados precocemente ainda mais porque temos um novo tipo de vírus circulando no Estado (tipo 4). Não podemos deixar que ocorram casos de morte e, por isso, não se pode esperar tanto tempo para procurar assistência médica'', ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz.
O último registro de morte por dengue no Estado aconteceu em maio de 2012. Um morador de 72 anos, de Jaguapitã, na região Norte, teve o óbito confirmado por conta da doença. Em 2010 e 2011 a quantidade de vítimas fatais da doença chegou a 15 em cada ano.


