Conferência reúne 27 países na Amazônia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de outubro de 2000
Das Agências De Manaus 
O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem apoiar o Plano Colômbia de combate ao narcotráfico com ajuda norte-americana, desde que as ameaças ao país sejam enfrentadas com as armas da democracia. Fernando Henrique ofereceu ainda aos países vizinhos que se utilizem dos serviços que poderão ser prestados pelo Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (Sivam), que estará em funcionamento em 2002.
O Sivam e o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) vão permitir uma intensificação da cooperação na região, afirmou, na abertura da 4ª Conferência dos Ministros da Defesa das Américas, que está sendo realizada em Manaus, com a presença de representantes de 27 países. Hoje, Fernando Henrique visitará as instalações do projeto Sivam.
Em seu discurso, o presidente ressaltou também a sua preocupação com a escalada da violência no Oriente Médio. É triste constatar que, em um conflito como este, para cuja solução a comunidade internacional não tem poupado esforços diplomáticos, a lógica da hostilidade e da confrontação suplanta a lógica da conciliação e da paz, declarou o presidente, que considera necessário inverter esse processo. Ele disse confiar que as lideranças palestinas e israelenses não perderão novas oportunidades que se abrem a partir da reunião de cúpula no Egito, para trilhar o caminho do diálogo e do entendimento.
Rigor Cerca de 550 soldados brasileiros das três forças armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros cuidam da segurança das delegações que participam da Conferência Ministerial de Defesa das Américas. Tanto os exteriores do luxuoso Hotel Tropical, sede das reuniões, situado a 21 quilometros de Manaus, quanto seu interior permanecem fortemente vigiados.


