Confab e Soco-Ril inauguram fábrica de revestimentos de tubos
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de junho de 1999
Por Júlio Ottoboni 
Pindamonhangaba (SP), 28 (AE) - As direções das empresas Confab e Soco-Ril, da Argentina, inauguraram hoje a fábrica Soco-Ril do Brasil, uma joint-venture voltada para a fabricação de revestimentos de tubos metálicos. Foram investidos US$ 8 milhões nesta unidade, em partes iguais pelos dois parceiros. A produção é voltada para o atendimento do mercado de gás natural, petróleo e outros subprodutos.
Segundo o presidente da Confab, Roberto Caiuby Vidigal, essa unidade é estratégica na disputa por novos mercados. "No futuro será formada uma rede de gás natural na América do Sul e queremos participar deste processo", omentou.
A Soco-Ril, pertencente ao grupo italiano Socotherm, tem outras quatro fábricas fora do Brasil. São três na Argentina e uma na Venezuela. A unidade instalada em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, terá como principal cliente a Confab e fechará contrato com outras companhias, entre elas a Manesmann.
Vidigal entende que indústria brasileira passará por uma processo de transformação em sua matriz energética, com a entrada do uso em larga escala do gás natural. A substituição da fonte geradora de energia com a chegada dos city gates, elevará em poucos anos o uso do gás de 2 para 10% no setor industrial.
A Confab é a maior revestidora de tubos do Brasil, dominando 90% deste mercado. A Soco-Ril está dimensionada para trabalhar com tubulações de 6 a 48 polegadas. A fábrica tem 50 funcionários em um turno. A previsão de faturamento neste primeiro ano de atividade é de US$ 10 milhões.
A parceria entre a Confab e Soco-Ril argentina foi firmada em julho do ano passado, quando ficou decidido pela criação a joint-venture. A meta da Confab é atender as indústrias do Mercosul e criar uma agilidade maior no atendimento das novas empresas de petróleo e de gás natural que estão ingressando no mercado com o fim da monopólio da Petrobras.
"Essa fábrica é uma realidade deste processo de integração do Mercosul", destacou o vice-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que esteve na cerimônia.


