BRASÍLIA - Um cone inflável, que lembra os bonecos ‘‘joão bobo’’, fará parte dos equipamentos obrigatórios nos carros brasileiros, junto com os triângulos de sinalização de emergência nos veículos, a partir do próximo ano. Ontem, em sua última reunião deliberativa, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) homologou o novo dispositivo, que é fabricado no Brasil por uma pequena empresa de São Paulo. O país será o primeiro, em todo o mundo, a utilizar este novo dispositivo de segurança.
Apesar da inovação, o velho triângulo, instituído no Brasil em 1969, continuará sendo uma alternativa para os motoristas, mas também passará por modificações. Há vários meses, o Contran está recebendo reclamações de Procons de todo o Brasil sobre a qualidade do produto. ‘‘Nós determinamos que os fabricantes façam modificações para melhorar a estabilidade dos triângulos’’, diz o presidente do Conselho, Kasuo Sakamoto.
O cone inflável é bem diferente do triângulo tradicional, mas bem parecido com o ‘‘joão bobo’’. Basta jogá-lo no local desejado e, por mais que seja esbarrado, não sai do lugar. ‘‘Resolvemos aprovar este novo dispositivo para o usuário ter uma alternativa ao triângulo’’, explica Sakamoto. O triângulo passará por algumas modificações, mas não deixará de ter o mesmo visual e cores. ‘‘A maioria das reclamações recebidas diz que o triângulo cai constantemente’’, afirma Kasuo.
O novo dispositivo de emergência adotado pelo Contran tem cores fluorescentes que podem ser vistas de qualquer um dos lados à noite ou de dia. Pequeno, ele pode ser inflável em segundos, sem a utilização de qualquer aparelho. Antes de aprová-lo, o Contran submeteu o cone a diversos testes, como o de flexibilidade, feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), auto-sustentação (permanência em pé) e resistência.

mockup