Condenado, prefeito escapa da prisão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de março de 1999
Por Antônio José do Carmo 
Mirandópolis, SP, 11 (AE) - Mesmo condenado a quatro anos e seis meses de prisão, o ex-prefeito de Mirandópolis Oswaldo Teixeira Mendes (PMDB) está solto. Condenado há três anos por se apropriar do dinheiro equivalente à compra de 50 mil litros de combustíveis, Mendes ficou apenas três meses preso. Ele obteve liberdade provisória com a alegação de que tem curso superior e na cidade não havia cela especial. Mendes vive em sua casa, uma mansão localizada a 50 metros do fórum.
No dia 27 de novembro do ano passado, por iniciativa de uma promotora de justiça da Capital, a situação foi descoberta. O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Djalma Lofrano, determinou a prisão de Mendes em regime aberto, numa penitenciária agrícola. Mas o ex-prefeito consegue se manter livre. A pena deverá estar concluída oficialmente em 19 de setembro de 99. Seu advogado, Walfran Menezes com escritório na Capital, disse que Mendes espera a apreciação de um "habeas corpus" com pedido de prisão semi-aberta. Alguns advogados admitem que Mendes não está cumprindo pena, já que não se apresentou após a decretação de sua prisão.
O delegado de polícia Natanael Pinheiro da Silva afirma que de fato existe um mandado de prisão contra o ex-prefeito, mas conforme relatório de seus subordinados, ele se encontra em "local incerto e não sabido".


