O Sincovave (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina) entregou nesta segunda-feira (11) um ofício ao prefeito Marcelo Belinati (PP) solicitando que o horário de atendimento das concessionárias seja estendido para além do previsto em decreto municipal, das 10h às 16h. A categoria quer trabalhar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e também aos sábados, das 9h às 13h.

Imagem ilustrativa da imagem Concessionárias de veículos de Londrina querem atender em horário ampliado
| Foto: Fábio Alcover/01-11-2016

Segundo o presidente do sindicato, Vilson Bassetto, a ampliação seria possível porque "as lojas não têm aglomerações de pessoas. São 10 pessoas no máximo que passam por dia. Além disso, as mesas onde os funcionários ficam estão separadas umas das outras", explicou. O órgão argumentou que "a comercialização de veículos, peças e acessórios é considerada atividade essencial".

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de abril tiveram uma queda de 70% em relação ao mesmo período do ano passado por causa da pandemia do coronavírus. Basseto apontou que o impacto em Londrina foi menor. "O reflexo não foi tão negativo porque trabalhamos apenas nove dias no mês passado, o que representa 30% do total. Vendemos menos porque não ficamos abertos", comentou.

O representante do Sincovave disse estar "otimista e confiante que o ramo vai superar mais esta crise. A crise fez com que 20% dos funcionários fossem demitidos. Tivemos uma safra recorde neste ano, o que incentiva os agricultores a procurarem novas máquinas. Os preços também caíram consideravelmente para atrair mais compradores".

Vilson Bassetto explicou que ainda não tem nenhuma região marcada com o prefeito, mas que "o ofício já está na mesa dele". O sindicato representa 60 concessionárias de Londrina, dentre carros, motos e caminhões.