Segundo a ambientalista e consultora ambiental Laila Menechino, uma das principais formas para reduzir o volume de resíduos sólidos urbanos é a educação ambiental. "Não é só o município que deve ficar com essa bomba. Cada um tem uma parcela de responsabilidade e refletir hábitos. Tudo isso está ligado à mudança de cultura e comportamento", ressaltou.

Segundo ela, é preciso pensar antes de gerar resíduo. "A pessoa deve pensar em fazer reciclagem do que puder ser reaproveitado e o resíduo orgânico pode ser usado como adubo. A compostagem caseira é muito interessante e se todos fizessem reduziria em 50% o volume de resíduos sólidos", defendeu.

A ambientalista disse que, em sua casa, faz compostagem há muitos anos. "Eu uso duas técnicas: uma composteira, feita com caixa agropecuária e manta de viveiro e um minhocário, que é composto de três compartimentos; em um se coloca os restos de vegetais, as minhocas são dispostas em outra caixa e uma terceira caixa coleta o chorume, que pode ter uma torneira e o líquido pode ser usado para irrigar as plantas", descreveu. Segundo ela, se feita de maneira correta, a compostagem não gera mau odor.

Ela indica as seguintes páginas para quem tiver interesse aprender a fazer compostagem: http://www.efraim.com.br/cartilhasm.pdf e http://minhocariodeapartamento.blogspot.com.br. (V.O.)

mockup