Companhias buscam parceiros estratégicos em 2000
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de janeiro de 2000
Por Milton F.da Rocha Filho
São Paulo, 01 (AE) - Três grandes companhias indústriais do País, a Gradiente, Ripasa e Veracel, entram em 2000 em busca de novos parceiros para ampliar seus investimentos e também na busca de novas tecnologias, admitem seus dirigentes. A Gradiente quer um parceiro que traga novas tecnologias nas áreas de audio e vídeo, disse o seu vice-presidente Luis Roberto Junqueira.
A Ripasa quer um parceiro que permita a ampliação de sua produção e investimentos que cheguem a US$ 180 milhões, explicou o seu presidente Osmar Zogbi. Quanto a Veracel, o Deutsche Bank está buscando um parceiro que adquira pelo menos 40% do capital da empresa, permitindo iniciar o investimento de US$ 1,6 bilhão no Sul da Bahia, para produzir celulose.
A Veracel é controlada pela Stora/Enzo e o Grupo Odebrecht tem outros 50%, mas quer vender 40% deles. Pode até vender tudo, dependendo da oferta. A área florestal está em desenvolvimento há alguns anos, em Eunapólis, na Bahia. É lá que o projeto prevê a construção de uma grande fábrica de celulose, destinada à exportação.
Algumas destas buscas de parceiros poderá estar concluída ainda no primeiro semestre de 2000 informam executivos que analisam propostas e consideram suas viabilidades. Entretanto, não há prazo algum para o fechamento de negócios, como chegou a explicar o presidente da Gradiente, Eugênio Staub.