Na segunda-feira (16), a Rcub (Representação Central Ucraniano Brasileira) fez a primeira transferência de valores para a conta- corrente humanitária da Embaixada da Ucrânia no Brasil. O valor de R$ 600 mil foi resultado da arrecadação de doações do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, grupo humanitário coordenado pela RCUB. O comitê é formado por diversas entidades representativas civis e religiosas de descendentes de ucranianos no Brasil, além de membros de fora da comunidade.

(da dir. para esq.) O Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, o Encarregado de Negócios Anatoliy Tkach, que responde atualmente pela Embaixada da Ucrânia no Brasil, e o coordenador do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, Vitor Hugo Burko.
(da dir. para esq.) O Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, o Encarregado de Negócios Anatoliy Tkach, que responde atualmente pela Embaixada da Ucrânia no Brasil, e o coordenador do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, Vitor Hugo Burko. | Foto: Divulgação/Comitê Humanitas Brasil- Ucrânia

Além de arrecadações em dinheiro, o grupo já acolheu cerca de 30 pessoas, refugiadas da guerra na Ucrânia, por voluntários cadastrados no Comitê.

A doação seguirá para a Ucrânia, por meio da Embaixada, com a rubrica de assistência social, para auxiliar os atingidos pela guerra no país, que, segundo estimativas, já somam cerca de 16 milhões de pessoas.

A arrecadação de donativos para o povo ucraniano e o cadastramento de outras várias formas de ajuda continuam. Mais informações pelo site: https://humanitasbrasilucrania.ong.br/hbu/.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.