Um comitê da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) monitora a quantidade de insumos disponíveis no Paraná para evitar um possível desabastecimento de medicamentos na rede hospitalar neste final de semana.

Imagem ilustrativa da imagem Comitê está em alerta para evitar falta de medicamentos no PR
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A equipe formada por integrantes da coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde e da direção do Centro de Medicamentos do Paraná, com a supervisão do gabinete do secretário, está em alerta permanente.

“Estamos há semanas atuando de forma a otimizar o uso dos medicamentos anestésicos e buscando soluções possíveis. Alertamos o Ministério da Saúde, informamos toda a rede de hospitais sobre a nossa situação”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Medicamentos utilizados em cirurgias e na intubação de pacientes internados nas UTIs pelo coronavírus estão sendo contingenciados no Estado. Entre os itens estão atracúrio, rocurônio, noripinefrima, pancurônio, propofol, cetamina/dextrocetamina, cisatracúrio, fentanila e midazolam.

“Estamos numa grande articulação com o Ministério da Saúde visando o reabastecimento do nosso estoque, que deverá ser contemplado nos próximos dias. O Ministério ainda está fazendo uma grande aquisição internacional, que vai incluir o Paraná. Este foi um dos pleitos que apresentamos na visita do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello”, disse o secretário.

Em Londrina, a assessoria de imprensa do HU (Hospital Universitário) informou que o estoque de medicamentos existente é suficiente para realizar os atendimentos nas próximas semanas. O último levantamento, feito há três dias, indicava a quantidade média estimada para uso no período de um mês.

(Com informações da AEN)

mockup