Comissão de agricultores será recebida por secretários
Porto Alegre, 04 (AE) - Uma comissão dos cerca de 3 mil agricultores que invadiram hoje pela manhã o prédio da Delegacia do Ministério da Fazenda no Rio Grande do Sul será recebida, no final da tarde, pelos secretários estaduais da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, e da Casa Civil, Flávio Koutzii. O governador Olívio Dutra (PT) também poderá participar do encontro.
O governo gaúcho está tentando ajudar os manifestantes, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a obter uma audiência com o ministro da Fazenda, Pedro Malan. Os produtores querem reverter os cortes promovidos pelo governo federal nos programas de financiamento aos pequenos agricultores (Pronaf) e aos assentados (Procera).
Apenas dez soldados da Brigada Militar gaúcha fazem a segurança do prédio, próximo ao centro da cidade. O procurador regional da República no Rio Grande do Sul, José Diogo Cyrillo da Silva, já ingressou com uma ação de reintegração de posse, com pedido de liminar. Porém ,a Justiça Federal não se manifestou. Bem ao lado da Delegacia do Ministério da Fazenda, outros 1,5 mil integrantes do MST ocupam desde terça-feira o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). (Sandra Hahn)





