Estrasburgo, 12 (AE-DOW JONES) - A Comissão da União Européia (UE) aprovou, em Bruxelas, a compra dos bancos portugueses de varejo Totta & Açores e Credito Predial Portugues, controlados pelo grupo financeiro Champalimaud, pelo Banco Santander Central Hispano (BSCH).
A compra faz parte de um acordo negociado entre o governo português, os bancos e a Comissão da União Européia. Em um comunicado, a Comissão disse que o BSCH terá 11% do mercado português com a compra, o que não representa uma ameaça à competição.
"Este foi um caso que serviu como teste para a implementação de da lei de controle de fusões na União Européia", afirmou Mario Monti, responsável pelos assuntos relativos à competição comercial na União Européia.
Os bancos Totta & Açores e Credito Predial pertencem à Mundial Cofiança, controlada pelo financista Antonio Champalimaud. Segundo a Comissão, a operação não criará uma situação de desequilíbri o no mercado português. No ano passado, o governo de Portugal interferiu na operação, justificando que o negócio poderia afetar a competitividade do mercado local.