Os integrantes da recém-criada Comissão do Meio Ambiente da Subseção Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizaram ontem pela manhã o plantio de cerca de 30 mudas de árvores nas margens do Córrego Capivara (Zona Sul). Aroreira-salsa, jacarandá, louro-branco e casca-de-anta foram algumas das espécies plantadas. A atividade marcou a comemoração da posse da nova diretoria da subseção, agendada para amanhã, às 20 horas, no auditório do Hotel Crystal Palace. O novo presidente é o advogado João Carlos da Rocha, representante da chapa XI de Agosto. A cerimônia também contará com a presença do presidente da OAB Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco.
Segundo o coordenador da comissão, o advogado José Luiz Pascual Filho, os 10 integrantes do grupo estão trabalhando desde o início do ano. ''Estamos discutindo as metas de ação e formamos um grupo de estudos para fazer um levantamento técnico das legislações ambientais existentes'', explicou Filho.
De acordo com o advogado, uma das maiores preocupações da comissão atualmente é a falta de adesão dos moradores do centro à coleta seletiva. ''Sabemos da resistência dos moradores da área central e já sendo traçada uma campanha para incentivar a reciclagem'', afirmou. Dados da Central de Pesagem e Venda (Cepeve), órgão que controla a prensa e a comercialização dos materiais coletados, revelam que pelo menos 50% de todo o lixo dos prédios do centro vão para os aterros sanitários.
Para desenvolver estas ações, a comissão está se unindo à Câmara de Vereadores, Prefeitura e órgãos de defesa do meio ambiente. Filho destacou que a pessoa interessada em colaborar com a comissão pode participar das reuniões semanais do grupo. O encontro acontece todas as quintas-feiras, às 8h30, na sede da OAB, no Edifício Tuparandi, Rua Professor João Cândido, 344.

mockup