Comércio registra crescimento de vendas na 1ª semana do ano
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2000
Por Vera Dantas
São Paulo, 10 (AE) - As vendas do comércio na primeira semana de janeiro estão apresentando resultados superiores ao mesmo período do ano passado, quando o cenário era de incertezas diante das perspectivas de mudança cambial e de crise econômica.
A média diária de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dá uma idéia das vendas a prazo, entre 1 e 9 de janeiro, está 5,7% maior do que em idêntico período em 1999, enquanto as consultas ao Telecheque, que apontam o desempenho das vendas à vista, mostram na mesma comparação aumento de 1,2%. "A perspectiva é de recuperação", diz o economista Emílio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo. "No ano passado, nessa época, a instabilidade econômica paralisou o consumo e logo depois da mudança do câmbio os juros dispararam." Ele lembra que a taxa de juros básicos chegou a 40% ao ano, enquanto agora está em 19%.
As promoções a e liquidações de algumas grandes redes, segundo os lojistas têm contribuído também para o incremento das vendas. A rede Eletro, por exemplo, ao realizar uma queima de saldos no fim de semana, para renovação de linhas, registrou um faturamento de R$ 10,9 milhões, o que signifcou um crescimento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A compra média de cada cliente foi em torno de R$ 210.
"O que atrapalhou um pouco foram as chuvas que prejudicaram o acesso às lojas de periferia", diz o diretor-executivo da Eletro, Giorgio Washington. "Uma delas, em Capão Redondo, ficou ilhada."
No Magazine Luíza, outra rede com 93 lojas, as vendas totalizaram em um dia de liquidação R$ 11 milhões e o resultado significou um crescimento de 10% em relação à liquidação do ano anterior.
A Lojas Americanas iniciou hoje uma liquidação que termina quarta-feira, oferecendo descontos de até 50%.
A perspectiva é crescer 32% em relação a janeiro passado. O número é alto porque, no ano anterior, nesse período, a rede não fez liquidação. A Lojas Cem, mesmo sem realizar queima de estoques, mas apenas promoções, está com crescimento de 12% nas vendas ante janeiro do ano anterior.
O movimento nos shoppings, com várias promoções, também está sendo considerado bom e a perspectiva no fechamento do mês é de aumento de 10% nas vendas.