Comércio mundial deverá crescer 4% no ano que começa
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de janeiro de 1999
France-Presse 
O comércio mundial deve crescer aproximadamente 4% em volume. Isto é um pouco menos da metade do índice do crescimento de 1997, por causa da crise asiática, indica a Organização Mundial do Comércio (OMC), em recente relatório. A OMC prevê para 1999 um crescimento do comércio mundial pelo menos equivalente ao de 1998. A América Latina, cujas exportações subiram 10% em 1997, viu seus resultados se reduzirem em 1998. Para o conjunto do ano, no entanto, a OMC espera que a região supere esses 4% mundiais, apesar de certos riscos.
A economia mundial continua se liberalizando, apesar das crises: o avanço dos intercâmbios comerciais este ano continuará sendo superior ao do PIB mundial, que deve ser aproximadamente de 2%: duas vezes menos do que as as projeções anteriores, assinala a OMC.
O agravamento da crise no sudeste asiático, conjugado com o fato de que o Japão caiu em recessão no primeiro semestre de 1998, um fato bastante inesperado, é o principal fator que explica o ajuste para baixo das projeções sobre o comércio mundial, indica o relatório.
Os recentes acontecimentos que se produziram na Rússia vão terminar quase com certeza em uma nova redução da produção e do comércio, embora a amplitude desse efeito continue sendo incerto, acrescenta o texto.


