Comércio eletrônico deve movimentar uS$ 8 bi na AL em 2003
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quarta-feira, 02 de fevereiro de 2000
Por João Caminoto
Londres, 02 (AE) - O comércio eletrônico na América Latina, que movimentou cerca de US$ 170 milhões em 1998, deve se tornar um negócio de US$ 8 bilhões em 2003, segundo estimativas dos participantes do Latin American E-commerce Summit, evento que reuniu hoje cerca de 250 investidores, empresários e autoridades em São Francisco, nos Estados Unidos. Embora o uso da Internet seja pequeno na América Latina - apenas 3,8% das residências têm computadores, enquanto nos Estados Unidos esse número é 52% - empresários do setor de Internet estão animados com o potencial de crescimento do continente.
A expectativa é de que o Brasil, que abriga hoje cerca de 50% dos internautas do continente com 3,8 milhões de pessoas conectadas, terá nove milhões de internautas em 2003. Além de debaterem a intensa concorrência entre os provedores de acesso à Internet, que como no Brasil já inclui o serviço gratuito, os participantes do evento ressaltaram que no que se refere ao comércio eletrônico, as empresas norte-americanas tomaram a dianteira.
"As empresas do continente certamente vão tomar a iniciativa de oferecer os produtos via Internet, mas o fator preocupante é que cerca de 75% dos US$ 170 milhões vendidos em 1998 não tenham ficado na América Latina", disse Luis Samra, diretor da Star Media Network. "Esse dinheiro foi para outros países, principalmente para os Estados Unidos." Dos US$ 8 bilhões de faturamento em vendas pela Internet previstos para o ano 2003, apenas cerca de US$ 1,3 bi serão obtidos através da venda direta para os consumidores. "O resto será através de operações comerciais entre as empresas", disse Andre Vanyi Robin, presidente da Miami Internet Alliance e presidente da Visualcom.