Comando nega uso de
truculência nas ações
Para o coronel Sanderson Diotaveli, se existe violência no campo, ela não é gerada pela PM. ‘‘A polícia não faz e não fará nada inconstitucional’’, garantiu. ‘‘Quem está promovendo a guerra, a polícia que cumpre ordens judiciais ou o MST que invade propriedades produtivas?, perguntou.
Diovateli também rebateu a denúncia de integrantes da Comissão Pastoral da Terra de que a PM só atua contra o MST e não coíbe a formação de milícias armadas pelos fazendeiros. ‘‘Temos atuado contra a violência de ambos os lados, evitando a invasão de propriedades produtivas e colaborando para o assentamento dos verdadeiros agricultores’’.
Sempre que o governo do Estado recebe um mandado de reintegração de posse, o Comando do Policiamento do Interior faz o plano de operação para cumprimento da ordem. Esse planejamento é repassado ao secretário de Segurança. A ação depende de autorização do governador. Existem 55 mandados de reintegração de posse para ser cumpridos no Estado.
O bispo auxiliar de Curitiba, dom Ladislau Biernask, vice-presidente nacional da CPT, lamentou ontem a falta de condições para negociação com o governo do Estado. ‘‘Participei de uma reunião na segunda-feira com o governador Jaime Lerner, onde só um lado falou e não houve nenhuma demonstração de interesse em entendimento’’, afirmou o bispo. Segundo ele, nenhuma família sem-terra foi assentada no Paraná nos últimos 10 meses. ‘‘Infelizmente o Incra do Paraná e o governo não mostram nenhum interesse no avanço da reforma agrária. (E.C.)

mockup