Uma massagem que é feita com os pés e proporciona alívio de dores e relaxamento profundo. Assim é o ashiatsu, modalidade que se originou do shiatsu e de massagens de estilos diferentes realizadas com pés, joelhos, cotovelos e mãos. A origem do nome dessa terapia está nos termos japoneses 'ashi', que significa pé, e 'atsu', que remete a pressão.

A massagem feita com as mãos exerce determinada pressão, diferente da feita com os pés - ''muito mais profunda'', segundo a fisioterapeuta Márcia Morita, de Londrina, que utiliza a técnica. ''A massagem feita com os pés não foca em só um ponto, como quando é feita com o polegar. Com os pés é possível mobilizar camadas mais profundas de tecido e o alívio é mais profundo'', ressalta. Essa variação do shiatsu, segundo ela, é ideal para atletas e pessoas de grande porte que preferem pressão mais profunda, mas a técnica pode ser indicada para homens e mulheres de qualquer estatura e forma.

A filosofia, segundo a fisioterapeuta, é que o potencial de melhora está na pessoa, e que os toques em pontos precisos são mediadores para que isso aconteça. O que se consegue com esse estímulo, aponta, é principalmente uma melhora na produção de endorfina, conhecido como o hormônio do bem-estar, e aumento da capacidade do organismo de produzir serotonina, também relacionado ao bom humor.

O shiatsu tem origem, segundo ela, no Japão, de várias técnicas, mas especialmente de uma massagem feita por deficientes visuais nos mesmos pontos descritos pela acupuntura. Nesses pontos, segundo preceitos da técnica milenar, circula a energia vital do organismo, chamada Ki. ''O terapeuta detecta estagnações de energia nesses pontos e a massagem visa estimulá-los para que a circulação de energia volte ao normal'', explica. O bloqueio de energia se caracteriza por dores e pontos de tensão. Com o reequilíbrio, a circulação de sangue e de energia flui.

Como toda terapia oriental, o tratamento tem caráter preventivo. Mas, segundo Márcia, é possível obter bons resultados para os casos de dores. ''O ashiatsu é indicado principalmente para casos de tensões musculares, mas até pacientes com hérnia de disco se beneficiam'', afirma. Além do alívio de dores e do estresse, o método também estimula a circulação sanguínea e linfática, melhora o sistema imunológico, melhora e previne tendinites.

Normalmente usa-se óleo ou cremes para facilitar os movimentos deslizantes, e o método pode ser praticado no chão ou em macas com auxílio de barras, bambus ou cadeiras. ''As barras ajudar a dosar a pressão'', ressalta.

A indicação é iniciar com sessões semanais - ''claro que isso depende do estado de tensão de cada um'' - para, a medida que as dores vão ''sendo eliminadas'', ficarem mais espaçadas. A contraindicação fica por conta de idosos com osteoporose, crianças e gestantes.

Serviço: (43) 3339-0020

mockup