Apesar de o lockdown ter sido prorrogado pelo governador Ratinho Junior (PSD) até quarta-feira (10), o prefeito de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), Sérgio Onofre, resolveu ir no caminho contrário. Ele autorizou a reabertura de todas as atividades comerciais no município já a partir desta segunda (8). O funcionamento das lojas foi autorizado das 9h às 18h, diferente do previsto no decreto estadual, que vai das 10h às 17h.

Imagem ilustrativa da imagem Com hospital sem vagas, prefeito autoriza reabertura do comércio em Arapongas
| Foto: Prefeitura de Arapongas

"Os pequenos estabelecimentos ficam fechados. Os grandes abriram normalmente, como mercados e que têm alvará para vender alimentos. O que está infectando Arapongas são os lugares de aglomeração, as festas, os bares. Não tem como penalizar o empresário que tem um, dois funcionários. Vamos intensificar a fiscalização. O comércio não é culpado pela disseminação da Covid-19", disse Onofre.

A medida vem no momento em que o Honpar (Hospital Norte do Paraná), referência para casos graves e moderados do coronavírus na região, enfrenta o pior cenário desde o início da pandemia. Os 50 leitos de UTI SUS e 38 de enfermaria para tratamento da doença estão ocupados. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, pacientes estão aguardando no pronto-socorro por uma vaga.

Questionado se a reabertura do comércio poderia influenciar no contágio do vírus em Arapongas, Sérgio Onofre afirma "ter pesquisas que identificam os pontos de contaminação. Mandei isso até para o governador. Não acho que loja vai aumentar os casos de Covid-19. Se fosse assim, Maringá (Noroeste) não estaria lotado. É uma das cidades que mais restringiram as atividades e com muitos infectados", informou.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, Arapongas tem 207 mortes, 946 casos ativos e 10.213 curados, 89% do total de pessoas que contraíram a Covid-19.