O Paraná registrou o maior número de mortes causadas pela Covid-19 em um mesmo dia desde o início da pandemia, em março. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 78 óbitos que ocorreram entre os dias 2 de maio e esta terça-feira (4) foram incluídos na lista, de modo que o estado já soma 2.106 óbitos em decorrência do vírus. O número total de casos diagnosticados também é assustador e ultrapassou a casa dos 80 mil. Foram 1.832 a mais do que nesta segunda-feira e já são 81.814 ao todo. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade registra 124 óbitos, dois a mais do que nesta segunda.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná registra maior número de mortes por coronavírus em um dia
| Foto: Bernardo Portela/Fiocruz

O paciente mais jovem desta lista, formada por 35 mulheres e 43 homens, tinha apenas 28 anos. Eles residiam em: Curitiba (25), Arapongas (9), Paranaguá (4), Almirante Tamandaré (2), Araucária (2), Colombo (2), Ibaiti (2), Maringá (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2) e um caso confirmado em cada município a seguir: Apucarana, Araruna, Bandeirantes, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Douradina, Eneas Marques, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraqueçaba, Imbituva, Lapa, Ortigueira, Pérola, Quinta do Sol, Reserva, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, São Pedro do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, Terra Boa e Toledo.

Nesta terça-feira, o número total de pessoas internadas com a Covid-19 no estado apresentou queda dos cerca de 1.100, média na semana passada, para 968. Destas, 744 estavam em leitos da rede pública de saúde, sendo 353 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 391 em enfermarias. Outros 224 pacientes permaneciam internados na rede particular.

Entretanto, ainda há um número grande de pacientes considerados suspeitos internados com sintomas clássicos do novo coronavírus. Estes são 1.171, sendo 536 em UTIs e 635 em enfermarias.

A Sesa também informa que 904 paranaenses foram diagnosticados fora do estado, sendo que 22 destes não resistiram.

Londrina

Londrina tem 49 pessoas já diagnosticadas com o novo coronavírus internadas e 225 em isolamento domiciliar
Londrina tem 49 pessoas já diagnosticadas com o novo coronavírus internadas e 225 em isolamento domiciliar | Foto: Gustavo Carneiro

Em Londrina, uma idosa de 83 anos e um homem de 74 entraram para a lista de pacientes que tiveram como causa da morte a Covid-19, nesta terça-feira (4). A cidade soma 124 mortes e 3.480 casos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 78 novos casos foram confirmados enquanto 54 pessoas passaram a ser consideradas curadas, lista que inclui mais de 3 mil pessoas.

Com 49 pessoas já diagnosticadas com o novo coronavírus internadas e 225 em isolamento domiciliar, o município registrou índice de ocupação de leitos de UTI adulto exclusivos para o tratamento da Covid-19 na rede pública de 58%. Já o índice que mede a ocupação geral dos leitos de UTI estava em 70%, garantiu a Secretaria.

Arapongas

Depois de decretar 'lockdown' no final de julho e chegar a 47 óbitos, a prefeitura de Arapongas solicitou ao Governo do Paraná a contratação de mais leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19. O único hospital que serve de referência para o atendimento destes pacientes, o Honpar (Hospital Norte do Paraná), chegou a registrar 95% de ocupação na ala de terapia intensiva que trata o novo coronavírus na semana passada. Agora, dez novos leitos de UTI e 40 de enfermaria estarão disponíveis entre 10 e 15 dias, informou a diretoria do hospital através de sua assessoria de comunicação.

De acordo com a Sesa, Arapongas soma 1.143 casos. Sem prazo para ser encerrado, o contrato prevê que a instituição deverá atuar com os leitos e os profissionais, enquanto o Governo do Paraná vai fornecer medicamentos para a sedação, respiradores e monitores.

Isolamento social

Ainda de acordo com o Governo do Paraná, o índice que mede o isolamento social voltou a cair para para menos de 50% no início desta semana. Enquanto o mês de agosto, que começou em um sábado, teve início com 55% dos paranaenses comprometidos com a medida sanitária, 49,4% permaneceram isolados em suas residências nesta terça. O índice, que é obtido através de uma plataforma Big Data, vem oscilando entre a casa dos 55% nos finais de semana e pouco menos de 50% nos dias úteis desde o início a segunda semana de julho, informa a Sesa.