Realizada em apenas um dia devido à pandemia da Covid-19, a prova do vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) será aplicada neste domingo (30), às 14h, em 75 locais de Londrina. Além de contar com número de inscritos superior ao de anos anteriores, 27.432, o processo seletivo será realizado sob a vigência do decreto estadual que estabelece o toque de recolher às 20h, apenas uma hora após o final da prova, o que exigirá maior efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal nas ruas para coibir a realização das tradicionais festas e aglomerações. Já do lado de dentro das 1.439 salas de prova, cerca de quatro mil pessoas ficarão responsáveis por garantir o cumprimento do protocolo de segurança.

Particularidade do Vestibular 2021 será a ausência das provas de conhecimentos específicos exigidas para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Moda e Artes Visuais
Particularidade do Vestibular 2021 será a ausência das provas de conhecimentos específicos exigidas para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Moda e Artes Visuais | Foto: Gustavo Carneiro

A abertura dos portões seguirá o horário tradicionalmente adotado, 13h. No entanto, as equipes estão autorizadas a receberem os candidatos mais cedo caso percebam a formação de grupos do lado de fora.

De acordo com a coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia, todas as salas foram visitadas pelas equipes e serão mantidas com as janelas abertas. “É mais do que o dobro do número de salas", lembrou. "Tem locais que vamos ter oito candidatos, outros, 18, 20. Dependerá do tamanho de cada sala”, acrescentou.

Novidade neste ano por conta da pandemia, o consumo de alimentos dentro das salas não será permitido, de modo que os candidatos precisarão pedir para se retirarem caso desejarem consumir chocolates ou barras de cereais. “Dentro das salas não vamos permitir porque poderia ficar muito tempo sem a máscara, então entendemos que desta forma é mais seguro e isso foi acordado com os órgãos da saúde. Já avisamos os candidatos”, explicou Garcia.

Outra particularidade do Vestibular 2021 será a ausência das provas de conhecimentos específicos exigidas para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Moda e Artes Visuais.

Programada para ser realizada em cinco horas, a prova deste ano irá exigir que os candidatos respondam 50 questões de múltipla escolha, sendo 36 questões de Conhecimentos Gerais que valem 1,5 ponto cada. Além destas, dez questões de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) fazem parte desta parte da prova.

De acordo com a resolução que instituiu o processo seletivo, cada candidato terá que obter pontuação mínima de 26%, sendo, no mínimo, uma questão respondida corretamente em cada disciplina, para obter a nota de corte e ter a redação corrigida. “Vamos supor que ele acerte as 36 de Conhecimentos Gerais, mas errou quatro de inglês. Ele não terá a redação corrigida”, explicou a diretora pedagógica da Cops, Juliana Tonelli.

Tonelli também lembrou que a prova continua sendo temática, interdisciplinar. Com número total de questões reduzido, a Prova de Redação passa a ter maior peso, sendo considerada critério de desempate.

Por conta disso, a Cops deixou claro que o gênero textual cobrado seria o dissertativo-argumentativo há bastante tempo, ante o opinativo que também aparecia nas edições anteriores.

“Ele [o candidato] terá que saber dissertar a respeito e argumentar a sua posição sobre o tema que sempre é aquela uma expectativa. O que será que a UEL vai pedir esse ano já que é uma prova temática", lembrou Tonelli.

Em busca de uma das 2.564 vagas ofertadas pelo processo seletivo deste domingo, os candidatos não poderão esquecer itens básicos, como um documento válido com foto, o cartão de inscrição e caneta transparente. Também será mantido o Plantão de Atendimento na sede da Cops, no campus da UEL, para o atendimento de candidatos vítimas de furto ou roubo do documento de identificação. Este serviço estará disponível entre 8h e 11h deste domingo.

Além das vagas ofertadas pelo Vestibular para os 52 cursos de graduação, outras 581 podem ser acessadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Nesta semana, representantes da universidade, Polícia Militar e Ministério Público estiveram reunidos para estabelecer a estratégia de controle e fiscalização. De acordo com a promotora Susana de Lacerda, responsável pela 24ª Promotoria de Saúde Pública, o objetivo é coibir qualquer tipo de aglomeração, desde festas até a presença de vendedores ambulantes nos locais de prova.

A instituição irá restringir a circulação de pessoas e veículos a partir das 20h deste domingo. O campus da UEL é o maior local de prova e poderá receber até 5.877 candidatos nesta edição.

A UEL já adiantou que o gabarito será divulgado às 21h deste domingo. Já o definitivo sai no dia 10 de junho. A publicação dos primeiros convocados está marcada para o dia 5 de julho e a pré-matrícula poderá ser realizada até o dia 8.

"A expectativa é que seja uma prova que de fato selecione os candidatos. O nosso desejo é que todos os estudantes do Ensino Médio sejam atendidos, mas esperamos que seja uma prova que, de fato, possa avaliar e ao mesmo tempo garantir que tudo ocorra bem no sentido de não expor os candidatos”, avaliou a diretora pedagógica da Cops, Juliana Tonelli.

À FOLHA, Sandra Garcia afirmou que a próxima edição do Vestibular da UEL passa a ser elaborada na próxima semana e reafirmou que o modelo de prova em apenas um dia é uma "excepcionalidade" em razão da pandemia. Ela também reconheceu dificuldades em realizar a próxima edição ainda em 2021.

“A Copese (Comissão Permanente de Seleção) já começa a discutir na próxima. Para ser aplicada em outubro, por exemplo, ela começa a ser elaborada em julho. Achamos que não será neste ano, mas no início do ano que vem", estimou.

LEIA MAIS

Com 20% de candidatos a mais, UEL enfrenta desafio de fazer vestibular em um só dia

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.