Com 20 leitos de enfermaria, Hospital de Rolândia é habilitado para tratamento de Covid
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de março de 2021
Reportagem local
O Hospital São Rafael de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) foi habilitado para o tratamento da Covid-19 com 20 leitos de enfermaria. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto e pelo deputado estadual Cobra Repórter intermediou a habilitação junto à Sesa (Secretaria estadual de Saúde).
De acordo com o diretor do hospital, Fernando Aguilera, uma ala com 20 leitos de enfermaria exclusivos para atendimento Covid SUS foi preparada e habilitada na Central de Regulação de Leitos. "Mesmo não estando na regulação, já estávamos recebendo pacientes na procura espontânea ou até via Samu." Segundo o diretor, dos 66 leitos disponíveis hoje, 45 deles estão ocupados para todos os . "Estamos numa situação razoavelmente boa, não estamos superlotados. Continuamos atendendo casos de outras doenças, e não deixaremos de atender. O que estamos fazendo é mudando nosso fluxo interno para que continuar atendendo com segurança e qualidade, mas também ofertar esses 20 leitos Covid para que a gente possa ajudar o estado neste momento de crise."
Em média 85% dos atendimentos do hospital filantrópico são de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade atende não só de Rolândia, como de outros nove municípios da microrregião: Jaguapitã, Centenário do Sul, Miraselva, Prado Ferreira, entre outros.
“Estes novos leitos são importantes para o São Rafael. Em primeiro lugar porque garante um rápido atendimento à população, estando mais próximo aqui na cidade; segundo, porque demonstra uma capacidade de recuperação da instituição, que caminha para sair da intervenção e assim, poderá reabrir a tão sonhada UTI e, por último, é um grande reforço já que os hospitais de Londrina e Arapongas beiram à superlotação de casos do novo coronavírus”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Em todo o Paraná, o Governo do Estado desde o início da pandemia abriu 3.616 leitos exclusivos para pacientes com casos confirmados ou suspeitos da doença. Este é o número de leitos ativos até essa quarta-feira (3), o maior desde o início da pandemia, mas a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é colocar mais 155 em operação nas próximas semanas.
Depois do lockdown, foram abertos 50 leitos de enfermaria em Londrina,. sendo 30 no Hospital Zona Sul e 20 no Hospital Zona Norte, que já operam no limite de capacidade.
O Governo do Estado destinou R$ 163,2 milhões na ampliação da rede hospitalar nas 22 Regionais de Saúde, com incremento de leitos em hospitais públicos e particulares que atendem pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS).