Cólera volta a preocupar Minas Gerais com a confirmação de 3 casos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de maio de 1999
Por Ivana Moreira 
Belo Horizonte, 28 (AE) - Depois cinco anos o coléra voltou a assustar Minas Gerais. Três casos foram confirmados nesta semana e há outros sete sob suspeita. As ocorrências foram notificadas em Pedra Azul, na região do Vale do Jequitinhonha, no norte do Estado. Municípios em torno de Pedra Azul estão em estado de alerta.
A Secretaria Estadual de Saúde mandou uma equipe de técnicos para monitorar a região e cuidar dos procedimentos de investigação. Medicamentos como hipocloreto de sódio e solução para reidratação oral foram enviados para as cidades sob alerta. A região do Vale do Jequitinhonha é marcada pela falta de saneamento básico e pobreza.
Dos três casos confirmados de cólera, apenas um era de morador de Pedra Azul. Os outros dois eram caminhoneiros, um da Bahia e o outro do Paraná, de passagem pelo município. As últimas notificações da doença, de acordo com informações da secretaria, haviam sido registrados em 1994. Seis casos em Itaobim e Padre Paraíso, vizinhos de Pedra Azul.
A doença é transmitida através da água e de alimentos contaminados com a bactéria vibrião colérico. De acordo com informações da Fundação Nacional de Saúde, desde 1991, quase 2 mil pessoas morreram vítimas de cólera.


