Imagem ilustrativa da imagem Colégio Militar de Londrina abre processo seletivo com 120 vagas
| Foto: Roberto Custódio

Em funcionamento em Londrina há quase quatro anos, o 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná abriu um processo seletivo para a admissão de novos alunos. Das 120 vagas ofertadas, 90 são para o 6º ano do ensino fundamental e 30 para o 1º ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas exclusivamente através do site do Colégio, até o dia 11 de outubro. Já as provas serão realizadas no dia 7 de novembro.

O 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná possui 759 alunos matriculados entre os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Reconhecida pela disciplina, a educação oferecida nas instituições comandadas exclusivamente por militares também vem sendo procurada por famílias formadas por civis. Tanto que o governo do Paraná vem instituindo um programa de educação cívico-militar em mais de 200 escolas estaduais como forma de atender ao desejo manifestado por uma parcela da sociedade paranaense.

Por conta da procura das famílias londrinenses, que foi crescendo ao longo de cada uma das quatro edições do processo seletivo, o momento na trajetória escolar dos estudantes pode ser comparado com um vestibular. Conforme apurou a reportagem, mais de mil inscrições são esperadas nesta edição.

“Geralmente, o número de acertos necessários para a aprovação tem subido pela maior concorrência", explicou à FOLHA o subcomandante da instituição, o capitão Ademar Vieira Neto.

Para ingressar no ensino fundamental, o candidato precisará ter concluído o 5º ano em 2021. O edital também estabelece que somente serão aceitos alunos nascidos entre os anos de 2009 e 2012. Já para o ingresso no ensino médio, é exigido que o candidato conclua o 9º ano do ensino fundamental em 2021 e seja nascido entre 2005 e 2008. "Não é permitido que ele repita a série para poder ingressar", lembrou o subcomandante.

Das 90 vagas ofertadas para o ensino médio, seis são destinadas aos alunos da educação especial. No caso do ensino médio, são duas vagas.

A direção do 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná disponibilizou os cadernos e os gabaritos de todas as provas já realizadas. No caso do ensino médio, 40 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Biológicas serão cobradas. Já no ensino fundamental, serão 35 questões.

O edital prevê que os classificados serão os candidatos que obtiverem os melhores escores em ordem decrescente, sendo utilizado como critério de desempate ser dependente de policiais militares e bombeiros da ativa ou da reserva remunerada.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.