Brasília, 28 (AE) - O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quinta-feira (28) resolução que permite a criação no País de institutos superiores de educação, escolas de 3º grau para a formação de professores de 1ª a 4ª série.
Os institutos, que precisam ainda ser homologados pelo ministro Paulo Renato Souza, poderão também oferecer cursos de licenciatura e de formação pedagógica complementar.
"Criamos a casa de formação do professor", disse o presidente do CNE, Éfrem Maranhão. Atualmente, os professores de 1ª a 4ª série e de educação infantil são formados nos cursos de magistério, de nível médio (2º grau).
O objetivo dos institutos superiores de educação é dar a esse contingente o nível de 3º grau, por meio do curso normal superior.
De acordo com Maranhão, cerca de metade dos professores brasileiros de educação básica cursaram no máximo o ensino médio. A proposta do Plano Nacional de Educação apresentada pelo governo e discutida no Congresso, no entanto, estipula que em 10 anos todos os professores do País tenham passado pela faculdade.
"Quanto maior for a escolaridade do docente, melhor o aprendizado", observou Maranhão. Ele destacou o fato de que a carga horária dos cursos de magistério de nível médio poderá ser aproveitada nos institutos, permitindo a conclusão do curso, nesse caso, em até dois anos.

mockup